jueves, 6 de febrero de 2014

LA PRENSA LUSA, CONTRA LA DICTADURA DE OBIANG


Acusado de canibalismo, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo é considerado um dos 10 governantes mais corruptos do mundo

Guiné Equatorial, um país governado pelo "pior ditador de África"

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, presidente da Guiné Equatorial
Teodoro Obiang Nguema Mbasogo
D.R.
05/02/2014 | 22:20 | Dinheiro Vivo

Leia também: Banif faz acordo com Guiné Equatorial para fechar recapitalização

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, presidente da Guiné Equatorial há três décadas - o mais longo governo do continente, desde que fez um golpe de Estado e executou o tio, em 1979 - foi rotulado como o pior ditador de África.

O pequeno país da África Central, antiga colónia espanhola, é um dos maiores produtores de petróleo da África Subsaariana, sendo um dos países com maior PIB per capita do mundo (cerca de 26 mil dólares, o que põe o país no 69.º lugar). Porém, a riqueza está tão mal distribuída que menos de metade da população tem sequer acesso a água potável e 20% das crianças morrem antes de fazerem cinco anos, segundo os dados das Nações Unidas.

Considerado um dos 10 mais corruptos líderes mundiais, acredita-se que controla as receitas do petróleo do país, tendo uma fortuna calculada em mais de 700 milhões de dólares numa nação onde 70% da população vive apenas com dois dólares por dia (1,40 euros). E já foi várias vezes acusado de canibalismo: os seu opositores garantem que Obiang tem o hábito de comer partes do corpo dos seus inimigos para ganhar força e poder".

Em termos de Direitos Humanos, a Guiné Equatorial é um dos piores países do mundo, tendo sido classificado no relatório anual da Freedom House entre "os piores dos piores", com problemas graves de tráfico de pessoas, tortura, raptos, prisões arbitrárias, corrupção, sem liberdade política real ou de imprensa, denunciam repetidamente a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch. As eleições são consideradas um teatro, dando repetidamente a vitória a Obiang - a última vez foi em 2002, com 97% dos votos a favorecer o ditador.